Um fato consternante é saber que cerca de 900 milhões de pessoas se encontram em situação de extrema miséria sem ter acesso à alimentação adequada. Outro fator de interesse é saber que a população mundial de 7,1 bilhões alcançará 9,1 bilhões no ano de 2050, sendo este aumento correspondente a 43% em 42 anos, o fato é que a demanda alimentícia só cresce e para acompanharmos o ritmo é de suma importância a prática da agricultura sustentável.
Não é novo o fator da existência da fome no quadro mundial. O risco de o crescimento populacional não ser acompanhado pelo aumento da produção de alimentos foi estudado pelo economista inglês Thomas Robert Malthus (1768-1834) há aproximadamente 200 anos. As previsões deste não se concretizaram até o presente momento, porém cada dia mais se faz presente a necessidade de se por em prática sistemas sustentáveis de produção agrícola.
Um bom exemplo é a prática da Agricultura de Precisão, sendo esta caracterizada por meio da aplicação de forma variada de fertilizantes, defensivos agrícolas e outros insumos, baseadas na necessidade de uma dada lavoura, sendo possível minimizar gastos e diminuir o impacto ambiental por meio das aplicações. A Agricultura de Precisão tem por referência o gerenciamento localizado de culturas e inserida como prática em prol da produtividade. Esta tecnologia surgiu com o crescente fator de produtividade, ela visa a obtenção de melhores resultados com menor prejuízo financeiro e fazendo uso de maior tecnologia para tal.
Com o advento dos sistemas de informações geográficas e de rastreamento via satélite, o meio de gerenciamento localizado de culturas pode ser estendido para aplicação de outras operações que não sejam especificamente aquelas de uso localizado de insumos, mas também para o levantamento de estruturas de mapeamento da fertilidade de determinados solos, assim como para o monitoramento de colheitas, ou de outras operações mecanizadas. A Agricultura de Precisão é definida como um termo de procedimentação de técnicas que possibilitam o gerenciamento localizado de culturas.
O melhoramento genético é algo que vem contribuindo de forma avantajada para a agricultura de precisão, isso pois através deste se tem o desenvolvimento de diversas cultivares resistentes à pragas e doenças, como também a condições climáticas variadas. De forma variada a agricultura de precisão se torna cada dia mais fundamental para a sociedade, tanto para o termo de economia do produtor rural, como para uma maior preservação do meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário